quinta-feira, 6 de maio de 2010

Evolução tecnológica na área de informática

Introdução

A informática, hoje, é um recurso indispensável no dia-dia das pessoas e das organizações. Em praticamente tudo que fazemos utilizamos a tecnologia da informação.


Um dia, certo indivíduo chegou em sua casa e percebeu que havia faltado energia elétrica em todo o seu bairro. Em outras épocas, seria algo absolutamente normal e aceitável, mas para ele não foi assim. Ficou totalmente desesperado, pois precisava utilizar seu computador pessoal para enviar um email para seu chefe com alguns trabalhos concluídos, precisava pagar uma conta de luz que estava por vencer através do seu internet banking e precisava fazer uma pesquisa para o seu filho que a entregaria na manhã seguinte.Todas essas tarefas precisavam ser realizadas com ajuda da tecnologia, a qual não estava disponível naquele momento. Isso ocorre com milhares de pessoas. A informação move o mundo.

De máquinas que ocupavam várias salas a aparelhos que carregamos até no próprio bolso, os computadores foram diminuindo de tamanho, e o que antes era privilégio do exército, agora se encontra na maioria das residências. Os sistemas computacionais foram ficando mais sofisticados, a velocidade aumentou, o preço diminuiu e a internet se difundiu de uma maneira surpreendente. A cada dia mais tecnologias são inventadas. A indústria de TI (Tecnologia da Informação) se expandiu e se encontra no seu melhor momento.

Década de 1990

Nessa década, assim como nas anteriores, surgiram não só novas tecnologias como também foram aperfeiçoadas as já existentes. A Intel lançou o chip Pentium. Logo depois, lançou o Processador Pentium II, que possibilitou novos recursos de computação visual aos usuários de desktops e melhor desempenho nas estações de trabalho nas empresas. Surgiu o primeiro browser, o Netscape. Entramos assim de vez na era da internet. Em 1995 surgiu o Windows 95 e três anos depois a versão do Windows 98 chegou às lojas. Em 1997, o Beep Blue, computador da IBM, ganhou do campeão mundial de xadrez Gary Kasparov.

Década de 2000 e atualmente

As tecnologias continuam a ser criadas e aperfeiçoadas. No inicio da década atual, tivemos o lançamento do Pentium III e do Windows 2000. O Linux Kernel foi lançado e chegou ao mercado o Pentium 4. Os sistemas de videoconferência possibilitaram a comunicação com áudio e vídeo simultaneamente, em tempo real, entre grupos de pessoas, independentemente de suas localizações geográficas. Surgiu a Web 2.0 e cresceu rapidamente o uso dos dispositivos de armazenamento em massa. Um exemplo de aperfeiçoamento que ainda esperamos nessa década é o surgimento da USB 3.0 (Universal Serial Bus), que possibilitará uma taxa de transferência de dados de 4,8 Gbps, dez vezes mais rápida que a tecnologia anterior.

Com o passar dos anos e com o avanço tecnológico mundial tudo se modifica, principalmente os computadores. É notável o quanto os computadores e os sistemas computacionais evoluíram nos últimos anos. Aos poucos, ambos vão mostrando suas evoluções e novas funcionalidades para o mundo.

Para as próximas gerações, acredita-se que os Biochips (circuitos integrados com moléculas orgânicas) irão compor as principais partes das máquinas existentes. Estas máquinas terão sistemas com recursos de inteligência artificial, tais como, reconhecimento de imagem e voz, com ênfase na linguagem natural.


Fontes:
http://www.slideshare.net/kaguraway/evolucao-do-hardware-fotos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_evolução_dos_computadores
http://www.slideshare.net/stordehistoria/evoluo-dos-computadores-ii

3 comentários:

  1. E como não lembrar do surgimento das redes sociais como Orkut, Facebook, Sonico, Quepasa e tantas outras? Redes que viraram febre e nos ajudam a manter contato com os amigos, conhecer gente de todos os lugares do mundo, promover eventos, reunir tribos, gerar discussões, compartilhar conteúdo ou simplesmente bisbilhotar a vida alheia. E com tecnologias como as redes sem fio, 3G e os equipamentos portateis como notebooks, netbooks, celulares o acesso a esses veículos de comunicação é facilitado e estimulado.

    ResponderExcluir
  2. Até onde os processadores podem avançar? Essa foi a grande pergunta do início da nossa década, que foi motivada pela limitação dos transístores. Hoje o mundo científico trabalha nos processadores Quânticos, que ao invés de usar transístores eles utilizam átomos para processar as informações. Os computadores Quânticos deixaram de ser ficção e passaram a ser realidade.

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que vimos nos filmes em relação à tecnologia está se tornando realidade, a computação não tem limites e hoje podemos viajar o mundo com apenas um "click". Imagino como será na época dos meus filhos. E na dos meus netos?

    ResponderExcluir