quarta-feira, 28 de julho de 2010

Computador e Sociedade: aspectos sociais, econômicos e culturais da utilização das TI


Desde seu surgimento a Internet tem sido utilizada para diversos propósitos diferentes. Atualmente, ela se encontra cada vez mais inserida em nossa sociedade. Devido a isso, diversos questionamentos são apontados, em relação ao impacto, tanto positivo, quanto negativo, que sua utilização pode gerar na sociedade.

Atualmente, a compra e venda de produtos pela internet, o chamado comércio eletrônico, é um serviço bastante usado por internautas, uma vez que a comodidade de se fazer compras ou até mesmo vendas por essa rede é uma forma de agilizar o serviço. Dessa forma, rapidez e praticidade são alidas: o usuário passa a receber o produto em casa, o pagamento pode ser feito em diversas formas como boleto bancário, débito automático e transferência bancária. Cada vez mais empresas se utilizam desse tipo de serviço para atrair o consumidor, através de sites bem organizados, onde com alguns “cliques” se pode comprar o que se necessita.

O desenvolvimento da Internet trouxe maior rapidez, qualidade e comodidade na execução de diversas atividades. Ela proporciona a interação entre a sociedade e possibilita o trabalho independente e cooperativo. É uma promessa de acesso fácil e barato à informação que, em princípio, tende a ser democratizante, no sentido de que populações de menor poder aquisitivo podem se beneficiar desse recurso da mesma forma que os extratos mais privilegiados da sociedade.

Se a Internet possibilita acesso rápido e fácil a grandes quantidades de informação, também é certo que ainda existe a possibilidade de inundá-la com informações e imagens pouco recomendáveis. Essa é uma realidade que leva algumas pessoas a se questionarem se as vantagens que podemos retirar deste meio tecnológico compensam os perigos que daí podem surgir. Assim, ela tem sido classificada como um meio transacional extremamente eficiente. No entanto, esta eficiência transacional pode ser vista como a prática do ignorar, ou seja, aprendemos a nos conduzir como se não existisse ninguém do outro lado da transação.

Junto com o aumento da busca pelo entretenimento através da internet e pelos serviços gerados para suprir essa demanda, têm surgido novas maneiras de se praticar crimes. Ao mesmo tempo em que sites proporcionam o acesso a vídeos caseiros com diversos temas (bizarros, interessantes, cômicos, entre outros), também existem aqueles com conteúdos que divulgam a pedofilia. Se por um lado há inúmeras fontes pouco ou nada confiáveis na Internet – e ainda existem aqueles que alegam a veracidade de um fato com um simples: “Eu vi na Internet” -, por outro lado, a Internet se tornou um veículo importantíssimo de conteúdos que a mídia não divulga.


Fontes:

http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm
http://www-usr.inf.ufsm.br/~cassio/elc1020/artigo.pdf

2 comentários:

  1. Atualmente, as atividades desenvolvidas na Internet por crianças e adolescentes são motivo de preocupação e interesse não só dos pais, mas também de organizações que atuam em defesa dos direitos humanos na Internet, como a Safernet. Em pesquisa realizada no segundo semestre do ano passado com 732 educadores e 2159 alunos sobre segurança na Internet, verificou-se que 69% dos alunos tem ao menos um amigo virtual – que conheceu pela Internet –, sendo que 32% tem mais de 30 amigos dessa natureza, 12% já namorou ao menos uma vez pela Internet e 11% já publicou suas fotos íntimas e/ou sensuais.

    Fonte:
    http://www.safernet.org.br/site/sid2010/resultados-de-nova-pesquisa

    ResponderExcluir
  2. O computador está presente em praticamente todas as áreas do conhecimento, o que o torna uma das máquina mais importantes já criadas pelo homem, pois com ele é possível também criar outras máquinas com maior facilidade.

    Uma das áreas onde o interesse é maior na atribuição do computador é a medicina. Com ele é possível obter informações na hora em que o médico precisar para examinar um paciente, por exemplo. Informações que podem vir de um histórico digital, ou de uma consulta ao colega de trabalho através da internet, o que facilita e dá mais confiabilidade ao tratamento do paciente examinado.

    ResponderExcluir