segunda-feira, 5 de julho de 2010

Informática na Educação

A expressão Informática na Educação pode ser entendida como a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todas as etapas e categorias da educação. Baseia-se na alternância entre atividades de ensino-aprendizagem tradicionais e aquelas que utilizam o computador. O computador pode ser usado de forma a dar continuidade à transmissão da informação, o que corresponde ao enfoque instrucionista, ou para permitir que o aluno construa seu próprio conhecimento através da criação de ambientes de aprendizagem no qual o uso do computador esteja inserido, o que caracteriza a abordagem construcionista, centrada no desafio, no conflito e na descoberta.

A abordagem instrucionista não exige muito investimento na formação do professor, apenas o seu conhecimento acerca do uso de cada software. No entanto, através desse método, o objetivo de preparar cidadãos que se tornem capazes de enfrentar as transformações pelas quais a sociedade passa, muitas vezes não é atingido, assim como ocorre com o método tradicional de ensino.

Por outro lado, o enfoque construcionista apresenta enormes desafios, entre eles, entender o computador como uma nova forma de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos existentes e permitindo a busca e compreensão de novas idéias; a análise cuidadosa do significado de ensinar e aprender e do papel do professor, que precisa estar atento ao ambiente para saber como e porque integrar o computador na prática pedagógica, levando à vivência de novas experiências.

Piaget diz que o conhecimento ocorre quando, sobre os objetos, acontecem ações físicas ou mentais, que provocam um desequilíbrio e resultam na assimilação e acomodação das mesmas, gerando a construção de esquemas. Afirma também que ao interagir com o objeto do conhecimento, o sujeito não interage unicamente de forma cognitiva, mas também social e afetivamente. Assim, interage não só com o objeto, mas com o meio. Segundo Vygotski, para se colaborar com o desenvolvimento de uma criança é preciso antes desafiá-la a construir novas estruturas. Dessa forma, se sobressai o enfoque construcionista em relação ao instrucionista no aprendizado.

Fontes:
http://www.divertire.com.br/educacional/artigos/7.htm
http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/silviab/public_html/espieufrgs/espie00005/artigofinal.html

2 comentários:

  1. A utilização do computador permitiu que surgissem, ou se aprimorassem, metodologias de ensino como o ensino à distância, permitindo a formação de profissionais, que muitas vezes não tem acesso aos cursos presenciais. O uso do computador conduz a novas experiências e, de acordo com Vygotski, são as experiências sociais que ativam a Zona de Desenvolvimento Potencial – ZDP – de cada sujeito, conduzindo ao aprendizado.

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  2. O professor é o principal educador e transmissor do conhecimento. O computador deve ser utilizado como uma ferramenta que auxilia a transmissão do conhecimento para o aluno. Para que isso ocorra de maneira eficaz, as instituições que adotam a informática como meio de auxílio no ensino, devem treinar os seus professores para que eles possam ter o melhor proveito desta ferramenta.

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